Design de interiores pode definir o potencial competitivo de uma empresa
Quando pretendemos empreender, investir na nossa profissão, repaginar nossa empresa e transformar o sonho de melhorar a nossa qualidade de vida e dos nossos colaboradores, devemos saber que esse trabalho pode exigir muita organização e empenho, abrangendo aspectos que vão desde o planejamento da construção até a decoração dos ambientes.
É preciso conhecer bem as especialidades envolvidas em cada etapa para que você possa contratar os profissionais adequados e saber exatamente o que exigir deles.
Então saiba que uma das funções mais importantes desse processo é: o design de interiores.
Segundo Camila Bernardes, Design de Interiores, esse trabalho é fundamental e importante, pois transforma ambientes, deixa sua empresa com um maior potencial competitivo, agregando valor aos seus serviços e produtos. Pense em funcionalidade e estética, a partir daí impulsione o seu negócio.
O QUE É DESIGN DE INTERIORES?
Segundo Camila Bernardes, trata-se da formação que se atenta à harmonia e à funcionalidade dos ambientes internos de uma construção. Um projeto de design de interiores se preocupa com o aproveitamento do espaço e sua estética, sem deixar de lado os objetivos propostos pelo cliente, e pode ser feito tanto em ambientes residenciais quanto profissionais – nesse último caso com uma leitura de diferencial competitivo bastante diferenciada.
Paleta de cores, acabamentos, escolha e disposição de móveis, objetos e acessórios são alguns dos itens constantes no plano — que é elaborado a partir de princípios como:
usabilidade;
funcionalidade;
circulação no ambiente;
simetria;
estética;
conforto acústico;
conforto térmico;
ergonomia (preocupação com a disposição adequada de mobiliário para o melhor conforto de pessoas/usuários);
luminotécnica (estudo de aplicação de luz nos ambientes).
É importante destacar também que esse tipo de planejamento só pode sugerir interferências no layout dos espaços, ou seja, somente em aspectos que não interfiram na obra física, cita Camila Bernardes.