Visual Merchandising: você sabe qual a importância para o seu negócio?
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Visual Merchandising: você sabe qual a importância para o seu negócio?

É importante você entender como funciona a comunicação de um negócio. Tudo é construído pensando em três elementos muito importantes: seu negócio propriamente dito (você), que é chamado de emissor, somado ao cliente (que seria o receptor), somado ao recurso que você vai usar para falar com seu cliente (chamado de meio).

Esse é o entendimento da Design de Interiores, Camila Bernardes. Quando formatamos um negócio, queremos principalmente que ele dê certo. Para isso muitas coisas devem ser planejadas previamente. Segundo Camila é preciso ter em mente qual o conceito da sua loja ou marca, qual o valor que você defende e quer transmitir. Que imagem a sua empresa ou o seu negócio transmitem? De um negócio mais moderno, descolado, tradicional, clássico ou alinhado às causas sociais? Qual seu público-alvo e como é o comportamento de compra dele?

Essa é um dos pontos chaves do Visual Merchandising. Além disso, a localização é importante, lojas de bairro, isoladas, no meio de centros comerciais ou até mesmo serviços delivery trazem significados diferentes para o consumidor e devem ser levados em consideração. A partir daí, começa o trabalho de disposição da vitrine, dos produtos dentro da loja, da decoração e de tudo mais que influenciar nas sensações visuais do cliente.

A principal função do Visual Merchandising é ser uma ferramenta criativa e movimentadora para as vendas, ela também orienta os seus colaboradores para pensarem constantemente de forma cada vez mais comercial, fazendo com que eles estejam sempre pensando no impacto que podem causar no seu público alvo.

O objetivo é sempre o mesmo, criar o ambiente com a melhor experiência possível, para estimular a compra e a vontade de voltar. Um exemplo bastante simples é a disposição das peças de roupa em uma loja de roupa intima, se tudo estiver sinalizado, etiquetado e precificado, as clientes não se irritam e tendem a ficar mais tempo por ali procurando peças.O contrário também é verdade, se você tem dificuldades em encontrar o que procura e, quando acha, não sabe o preço e fica insatisfeita, as chances de compra e de retorno são mínimas.

Por isso, todo o visual do seu negócio deve ser pensado com bastante cuidado, do nome e logotipo às cores e decoração interna, o visual merchandising deve ser encarado como um aliado, ele existe para te ajudar a adequar seus produtos, deixando tudo mais bonito, harmonioso e prático para o cliente.

Aqui vai algumas dicas para melhorar o seu ambiente do ponto de venda:

Decoração

A arquitetura de uma loja de roupas deve ser compatível com o produto que você oferece, tanto a fachada quanto a vitrine devem seguir a mesma linha das suas roupas, por exemplo, se você vende produtos de jeans, é interessante buscar uma linguagem de quem consome esse tipo de produto, construir uma atmosfera descolada e jovial.

Acessibilidade

O visual merchandising serve para facilitar a vida do seu cliente, a acessibilidade é uma das questões mais importantes para o negócio ser bem-sucedido, por isso, oriento que o lojista pense em tudo, desde como o cliente vai chegar, até se há estacionamento e se a sua entrada é de fácil acesso.

Camila Bernardes - Design de Interiores - Visual Merchandising

Layout da loja

É importante que o cliente consiga notar se a sua loja está bem organizada, com o espaço bem distribuído, por isso, em uma loja de vestuário feminino, por exemplo, é muito importante saber dividir os subdepartamentos, roupas de festa, de verão, do dia a dia, etc.

Equipamentos

É preciso buscar móveis e equipamentos que também estejam se comunicando com os produtos que o estabelecimento oferta, isso faz parte da organização da loja, por isso, cuidado com o que você adiciona ao seu espaço, porque pode afetar toda a exposição do seu produto.

Iluminação e climatização

Tome cuidado com a iluminação e a climatização da sua loja isso pode interferir diretamente nas suas vendas e afetar a decisão de compra, a música ambiente e a iluminação do provador são fatores que podem potencializar e a dúvida do cliente pode acabar no sim eu quero e preciso desse produto.


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