Projetos com alma
top of page

Projetos com alma

A Designer de Interiores Camila Bernardes assina um dos espaços da Casa Cor Rio Grande do Sul que abre no dia 22 de julho. Comemora o reconhecimento do seu trabalho e da profissão. Apaixonada pelo que faz, garante que a alma de um projeto são os detalhes. Uma casa só com estofados e papel de parede não tem identidade.

Apaixonada pela profissão, desde pequena Camila Bernardes gostava de transformar ambientes, trocar um móvel de lugar ou pintar uma parede de maneira diferente. Formada em Designer de Interiores, há quatro anos trabalha para levar o que existe de mais moderno e diferenciando dentro das tendências para composição de ambientes sejam eles comerciais ou residenciais.

Camila, assina ao lado da colega Cristina da Luz, um dos ambientes da Casa Cor Rio Grande do Sul que estará aberta ao público de 22 de julho a 21 de setembro no bairro Bela Vista em Porto Alegre. O gosto por compor novos ambientes, vem desde a infância. Camila lembra que pedia a sua mãe para não comprar móveis que ela não pudesse trocar de lugar. “Eu mudava os objetos até mesmo na casa das minhas amigas”, lembra a Designer. Mas ao contrário das previsões Camila iniciou o curso de Administração de Empresas. “Eu precisava trabalhar, além do que nunca gostei da parte de estruturas do curso de Arquitetura. Gosto mesmo do acabamento, da iluminação e da composição”, revela.

Quando já estava na metade do curso de Administração, conheceu o Designer de Interiores e se apaixonou desde o inicio. Em 2011 Camila fez uma especialização em Milão (Itália). Durante um mês conheceu um pouco do universo do design baseado nas tendências mundiais. Trocou experiências e comprovou a importância de cada projeto ser único. O passo mais importante para a construção de um trabalho é a entrevista com o cliente. “Entramos na vida da família, dos estilos e da rotina. O resultado final tem que oferecer beleza, funcionalidade e praticidade.

Diferente de outras profissões eu não tenho uma assinatura ou um estilo próprio. Todo o projeto tem que começar do zero, por isso a importância de conhecer o perfil de cada um. Quero sempre oferecer criatividade aos clientes”, comenta Camila.

As tendências para acabamentos e funcionalidade de cada material evoluíram muito nos últimos anos. Camila afirma que a moda é muito ligada ao designer de interiores. “Observamos que os lançamentos dos grandes nomes da moda estão diretamente ligados ao designer de interiores, e são uma forte inspiração para revestimentos, estampas, cores e formas”, comenta.

O ambiente da Casa Cor assinado pelas Designers Camila e a colega Cristina, será de experimentação. “As pessoas vão observar o tecido de um azulejo em uma poltrona, uma renda da moda num azulejo, sentir diferentes sensações até no piso. A nossa ideia foi inovar”, adianta Camila. As cores mereceram uma atenção especial da dupla. Os tons neutros vão contrastar com as cores vivas. O espaço foi cedido através da Universidade Luterana do Brasil, que promove um estímulo aos alunos com as melhores notas no Trabalho de Conclusão. “Quando soube que teria essa oportunidade em participar da Casa Cor me empenhei ao máximo pela conquista, Cris e eu empatamos a nota”, lembra Camila.

O espaço foi baseado na tendência das confrarias: do bonsai, do vinho, do batom... É uma Confraria das Designers. São amigas que se reúnem neste ambiente para tomar um champanhe, comer um petisco, trocar experiências de viagens, troca de livros, ajudar nos projetos. Um espaço super feminino que traz muita arte”, conta a designer. O ambiente é montado com lojas parceiras que abraçaram a ideia da dupla.

Camila é uma entusiasta por inovação. Sempre oferece novas possibilidades e trabalha para implantar ambientes vivos, atraentes e com cores. “Quando a gente realiza a entrevista, as pessoas sempre dizem que são neutras. Mas elas não são, ninguém é. Todo mundo gosta ou se identifica com algo, se não todos andariam de preto e branco”, revela. Nesta tendência, a sustentabilidade vem com força no reaproveitamento de matérias, reciclagem do lixo e o uso de produtos ecologicamente corretos. Os revestimentos com fibra de cana de açúcar e tintas ecologicamente corretas. “Isso tem a ver com o perfil do cliente, muitos ainda são restritos a usar um objeto reutilizável”, conta. A maioria dos clientes da Designer é formado por jovens casais que adquirem um imóvel novo, seja um apartamento ou casa. “Os imóveis atuais são menores e exigem um bom projeto para ter aproveitamento completo do espaço”, revela.

Além disso, a revitalização de ambientes, como cozinhas, banheiros, e varandas também tem uma boa procura. Os projetos comerciais, conforme revela Camila, são os mais rápidos e onde o cliente executa 100% do proposto. “Quando inicio o projeto pergunto qual o investimento para a obra. Muita gente vem com a mentalidade do valor dos móveis. Mas existe muito mais que isso, todo o detalhamento, que também pode ser feito com um orçamento baixo. O que vai dar a alma ao projeto são os detalhes.

Uma casa só com estofados e papel de parede não tem identidade”, afirma. Camila comemora que muitas pessoas já tem a consciência que contratar um profissional é uma economia. “Apresentamos um planejamento de tudo que vamos executar e uma estimativa de custo. Eu não estou aqui para vender nada, estou aqui para projetar algo que seja viável para o cliente e que ele consiga viver naquele espaço da melhor forma possível”, revela.

O atual escritório está pequeno e para 2015 Camila planeja inaugurar um novo espaço em Gravataí no Alphavile. “Cheguei a procurar um espaço maior em Cachoeirinha, mas não achamos. Vamos construir um escritório de 130 m2 , com varanda, mini show roon e ainda um espaço para parceria com arquitetos e engenheiros”, conta. Atualmente o projeto está em fase de aprovação na prefeitura de Gravataí.

Casada com Rafael e mãe de dois filhos, Vitor (8) e Isabela (5), Camila no começo do mês visitou a Casa Cor São Paulo, para acompanhar as novidades. Garante que pelos próximos dois anos quer viajar muito para feiras no Brasil e exterior. Além de renovar as ideias e a troca cultural. “Quero trazer isso para os meus clientes”, enfatiza. Camila faz um convite especial aos clientes e amigos para conhecerem o espaço na Casa Cor. “É muito bacana visitar, as pessoas percebem que não é só luxo, e possível ampliar a imaginação e ver como é bom ter uma casa legal, para receber amigos, conviver com a família e a importância em cuidar de todos os detalhes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page