Mais clientes e mais vendas: o poder do visual merchandising
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Mais clientes e mais vendas: o poder do visual merchandising

Se você chegou até aqui é porque está realmente pensando em mudar estratégias e fazer seu negócio crescer mais rapidamente, ou ao menos, se tornar realmente competitivo. Isso serve para profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas, indústrias e, principalmente para o varejo.

VISUAL MERCHANDISING PARA O VAREJO

Não é apenas o produto que o varejista comercializa que deve estar conectado às tendências e às estações do ano. Um dos itens importantes para o varejo de moda é a COMUNICAÇÃO VISUAL. Segundo a Design de Interiores e especialista em Visual Merchandising Camila Bernardes, a organização de um ponto comercial pode alterar completamente seu movimento e influenciar diretamente nas vendas.

"O Visual Merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores", cita Camila Bernardes.

VISUAL MERCHANDISING NA PRÁTICA

Costuma-se dizer, ao responder de modo superficial o que é Visual Merchandising , que trata-se de tudo que está relacionado a experiência de compra no ponto de venda. E não está errado. Porém, há muito mais sobre o conceito de Visual Merchandising que devemos buscar compreender para só assim, reconhecermos sua importância e seu valor para com o sucesso de uma loja. Antes de entendermos o que é Visual Merchandising, precisamos perceber a que área o Visual Merchandising pertence e consequentemente, já teremos uma rápida compreensão da sua importância e para que ele serve.

O Visual Merchandising é uma ferramente do dentro do Merchandising, e o Merchandising uma ferramenta dentro do Marketing, ou seja, o Visual Merchandising é uma ferramenta da qual se utiliza o Marketing de uma empresa.

O QUE ELE É EFETIVAMENTE?

Segundo a especialista em Visual Merchandising Camila Bernardes, toda e qualquer forma de exposição de produto dentro de um ponto de venda que leva consigo a imagem da empresa trata-se de Visual Merchandising.

E é essa imagem que é projetada para o consumidor quando este visualiza o produto e a forma como está exposto, e a partir dele cria uma imagem da empresa, de como este cliente a percebe, comenta Camila Bernardes.

"Quando se sentem confortáveis e como se estivessem em seu"habitat natural" clientes compram cerca de 40% a mais do que haviam planejado"

AUMENTO DAS VENDAS

Para que essa imagem colabore com o aumento das vendas - função primordial do Visual Merchandising - é necessário que causar um impacto positivo na mente do consumidor, por isso, é que se faz tão importante o cuidado para com a forma com que o produto é apresentado ao cliente. Mas o Visual Merchandising não é apenas apresentar o produto de modo eficiente. Vai muito além. Refere-se muito mais ao que chamamos de experiência de compra.

EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Experiência da Compra é o termo que define todo o processo de compra por parte do cliente, desde o momento em que ele decidiu entrar na loja até o momento em que utiliza o produto. Camila Bernardes ainda salienta que nesse espaço de tempo, há muitos elementos que contribuem para causar um impacto positivo para com o consumidor e criar uma imagem positiva da empresa, o que consequentemente, irá gerar mais vendas futuras, e é esse uma dos principais objetivos de um projeto de Visual Merchandising eficiente - fidelizar o cliente através de uma experiência de compra imcomparável.

Toda exposição programada de um produto pode ser considerada Visual Merchandising, se será eficiente ou não, vai depender da forma como foi estudada e desenvolvida, por isso existe a necessidade imperiosa desses projetos estarem sob o comando de profissionais capacitados e experientes.

Tudo que o consumidor vê, toca ou sente pode ser estimulado pelas ações de Visual Merchandising. Assim como iluminação de uma loja pode irritar e causar repulsa num determinado cliente, por exemplo, quando adequada a iluminação é capaz de fazer com que o cliente passe muito mais tempo do que desejava na loja, e por consequência, também acaba comprando mais do que havia planejado, cita Camila Bernardes.

Costuma-se dizer que "uma imagem vale mais que 1000 palavras" e isso se aplica muito ao Visual Merchandising. Cerca de oitenta por cento das nossas primeiras impressões sobre algo, são criadas através da visão. Por isso é fundamental o cuidado estético na exposição e na loja como um todo para passar uma imagem positiva sobre a loja para o consumidor.

Dentro dessa visão o profissional em Design de Interiores com habilitação em Visual Merchadising é sempre o mais indicado para o desenvolvimento desses projetos, pois possuem o conhecimento técnico, a capacidade criativa e o conceito de negócio que utilizam o design como proposta de crescimento e aumento das vendas.


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