Entrevista com Camila Bernardes - ela é referência em design de interiores
top of page

Entrevista com Camila Bernardes - ela é referência em design de interiores

01) Camila como surgiu a idéia de se tornar uma Design de Interiores? Sabemos que você recebeu uma premiação no Casa Cor em virtude um ambiente e que este foi eleito o melhor trabalho do curso na Universidade.

Meu interesse em Design de Interiores começou desde jovem, nesta época em se tratar de graduação só existia arquitetura, mas não era apaixonada por exteriores. Em 2009 ingressei no curso de Design de Interiores da Ulbra - Universidade Luterana, onde desde o primeiro semestre fiquei encantada. Iniciei trabalhando na área como estagiária de um escritório. Desde então sempre tive o sonho de participar da Maior Mostra da América Latina em Decoração e Arquitetura - Casa Cor, e surpreendentemente, neste ano que iria me formar surgiu a oportunidade através da Ulbra, de patrocinar o aluno que tirasse a maior nota no TCC. A partir daí que mergulhei de cabeça neste sonho e consegui conquistar meu espaço no Casa Cor RS 2014.

02) A especialização em Interior Design, feita em Milão na Itália, agregou que tipo de conhecimento a esse dom Design?

Fiz minha especialização em 2013. Foi maravilhoso.. além de ter vivido design no núcleo de design do mundo, que é Milão, pude absorver conhecimentos de professores ricos de informações e experiências.

03) O que funciona de inspiração no desenvolvimento de um projeto e como é esse processo de criação?

A inspiração vem do próprio cliente, tanto o residencial que preciso entender a rotina de vida das pessoas, gostos, estilos, até os clientes comerciais onde me inspiro no empreendedorismo, no estilo de cada negócio, nos sonhos ali investidos e em tudo que possa me abastecer de inspiração para que eu possa desenvolver um projeto de acordo com o perfil de cada um.

Sobre o processo de criação, busco muitas referências, além de todas que já possuo, pois um designer respira idéias todos os dias.

04) O que você acha o mais importante para o projeto ficar alinhado com as expectativas do cliente?

Acho que o mais importante é estar de acordo com o que o cliente precisa e deseja. No briefing inicial já consigo identificar o perfil deste cliente, as necessidades dele e principalmente o investimento que ele se dispõe.

05) Ser experiente e ter uma boa formação acadêmica sabemos que é importante. Mas até onde os projetos permitem ousar e sair um pouco "da casinha"?

Na realidade a ousadia vai partir da liberdade que o cliente oferecer. Minha maior virtude no trabalho é identificar nesta primeira "entrevista" o que o cliente quer, o que não quer e o que posso trazer de diferente para ele. Tenho a especialidade em identificar perfil/ estilo com base na minha experiência de mercado e feeling.

06) Em quanto tempo é possível desenvolver um projeto de Design de Interiores, digamos de uma residência de até 100m2?

Um trabalho para ser bem desenvolvido necessita no mínimo 30 dias para uma apresentação de projeto 3D.

07) O que é mais difícil durante o processo inteiro e o que é mais fácil?

O mais dificil no processo é a criação, trabalhamos com criatividade o tempo todo e precisamos desta inspiração para nos mover. Alguns clientes que chegam ao escritório com incertezas do que querem ou tímidos para expor tudo o que desejam nos limitam. Para ajudar neste processo, recentemente me formei em Coach para que eu possa captar a personalidade de cada cliente bem como ajudá-lo a expor seus sonhos e desejos, afinal este primeiro encontro é fundamental para o sucesso do projeto.

O mais facil é saber como expor o projeto, ver que coloquei em forma real tudo aquilo que o cliente tinha em seus pensamentos e nos seus sonhos.

08) Se você não fosse Design de Interiores, o que seria? Ou então, você sempre esteve inserida nesse universo de conceito e criação?

Se eu não fosse Designer seria alguém ligada a moda ou fotografia que são áreas conjuntas ao Design que me inspiram muito.

09) Como é efetivamente esse processo de Home Staging?

O Home Staging é um serviço relativamente novo que oferece valorizar o imóvel que está a venda ou para aluguel. Sabe aquele apartamento que está com uma cor na parede que não valoriza o ambiente? Ou aqueles móveis cheios de objetos que poluem visualmente? Eu como profissional tenho a habilidade de dar uma "maquiada" nos ambientes, consigo identificar de que maneira e, com um custo mínimo, podemos fazer com que aquele imóvel seja mais atrativo para o cliente.

10) Os projetos de Design de Interiores podem ser desenvolvidos com um investimento acessível?

Claro. Um projeto de interiores facilita ainda mais na hora do que se trata de investimento, pois podemos realizar projetos com um orçamento rígido, executando um cronograma correto e sem atrasos e estimativas de custos para que tudo fique dentro do pedido do cliente.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page