Preciso de um Design de Interiores? A resposta é SIM
top of page

Preciso de um Design de Interiores? A resposta é SIM


Agora que você já leu em nosso post anterior o que é design de interiores e quem é o profissional responsável por esse trabalho, surge a questão: eu preciso de um design de interiores? A não ser que você tenha formação na área, a resposta é: sim.

Veja alguns motivos que explicam isso:

1. Ergonomia

Como dissemos, estamos falando de uma formação multidisciplinar e, por isso, você provavelmente não saberá como dar conta de todos os aspectos envolvidos. E entre eles está a ergonomia.

Nesse quesito, destacamos que não se trata apenas de saber se um móvel cabe ou não em determinado cômodo. São levadas em consideração questões como:

  • qual é a melhor posição para colocar um móvel sem atrapalhar a circulação do espaço?

  • como dispor o mobiliário da forma mais adequada?

  • de que maneira os móveis serão mais funcionais, trazendo melhoria na qualidade de vida? Como altura de armários, mesas, bancadas de pia, distancias de estofados/tv, entre outros..

Esses são exemplos, entre vários outros, do que um profissional qualificado deve pensar na elaboração do projeto.

2. Iluminação

Uma boa iluminação permite o melhor aproveitamento da luz natural nos ambientes, fazendo com que a artificial seja utilizada o menos possível. Isso envolve o conhecimento não apenas do posicionamento de lâmpadas mas também da cor da luz utilizada.

Além disso, muito antes, é preciso pensar no tamanho e na posição das janelas, por exemplo. E é o trabalho em conjunto entre o arquiteto e o designer de interiores que possibilita pensar o bom emprego da luz natural desde a construção.

3. Softwares para o projeto

Um projeto bem-feito é fundamental para guiar todos os profissionais que atuam no trabalho. E, para que ele tenha a qualidade necessária, é preciso utilizar softwares como AutoCad, SketchUp, Promos e/ou 3DMax.

Por serem programas mais técnicos, não é nada simples para um leigo utilizar seus recursos de forma satisfatória. Um designer de interiores, contudo, sabe utilizá-los com maestria, permitindo, inclusive, que você consiga visualizar de forma altamente realista em 3D como sua casa ficará após o fim dos trabalhos.

4. Fornecedores de qualidade

Por trabalhar diretamente na área de decoração, o profissional pode indicar fornecedores de qualidade para que o projeto seja concretizado da melhor forma possível.

Além disso, em geral, ele consegue preços melhores do que você conseguiria ao procurar uma loja por conta própria.

5. Gestão da equipe

Engenheiro, arquiteto, mestre de obras, pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista, encanador. São muitas os especialistas necessários em uma obra e é preciso saber exatamente o que cada um deles faz, bem como ser capaz de falar a mesma linguagem deles.

Para isso, um designer de interiores é essencial, pois faz esse trabalho com facilidade, diminuindo consideravelmente, ou até mesmo eliminando, a ocorrência de erros na execução do projeto.

Sendo ele um especialista no assunto, problemas corriqueiros que possam gerar retrabalho ou levar à necessidade de reformas no futuro, serão evitados.

6. Orçamento pré-estabelecido

Embora você já saiba ou, ao menos, estime o quanto pretende gastar com a obra, muitas vezes é difícil se ater a esse orçamento.

No entanto, contratando um profissional, isso não será um problema. Ele sabe exatamente como se ater aos valores estipulados e, ainda assim, atender às necessidades do seu projeto.

7. Economia

Pode parecer contraditório que mais uma contratação na equipe te ajude a economizar, mas é exatamente isso que acontece.

Você poderá poupar na compra de materiais para acabamentos, de móveis e até de objetos de decoração, pois ele trabalha em parceria com fornecedores de sua confiança — e que certamente conseguem fazer preços melhores para ele.

Você também economizará tempo. Afinal, você não vai precisar pesquisar preços, passar algum tempo refletindo sobre o que e como fazer e, ainda, não terá a necessidade de acompanhar a obra de perto diariamente, pois haverá alguém fazendo tudo isso por você.

Ter um profissional de design de interiores na sua obra faz com que todo esse processo seja muito mais simples, pois você pode contar com um especialista que atua em conjunto com todos os parceiros envolvidos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page